Connect with us

Cachoeiro de Itapemirim

Unimed Sul capixaba investe em programa de coleta seletiva interna 

Antigas lixeiras já começaram a ser substituídas por coletores específicos de separação de resíduos

Published

on

A Unimed Sul Capixaba lançou o programa de Coleta Seletiva Interna, mais uma ação de responsabilidade socioambiental que faz parte do planejamento estratégico da cooperativa. O objetivo é a diminuição e o reaproveitamento de resíduos produzidos, e o fortalecimento da cultura da sustentabilidade na instituição. 

Todos os setores terão as antigas lixeiras substituídas por coletores específicos, para que os colaboradores pratiquem a separação do lixo, que será pesado e vendido a uma empresa especializada em reciclagem. Todo o valor arrecadado será destinado às ações sociais do VOU (Grupo de Voluntários Unimed). 

“Reciclar, além de ser uma contribuição para a saúde do nosso planeta, é também um negócio que gera emprego e renda. Toda a sociedade, de forma individual e coletiva, deve se engajar nesta ideia e mudar os hábitos para maior proteção dos recursos naturais”, afirmou o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Fernando Lemgruber. 

Para o lançamento do programa, a cooperativa promoveu uma palestra para os colaboradores com a bióloga Poliana Freire, para conscientizar e aumentar o engajamento na ação. “Podemos evitar o consumo desnecessário, dar nova utilidade aos materiais considerados inúteis e recuperar matéria-prima para fabricar novos produtos”, afirmou a especialista. 

Diretor da cooperativa dá o exemplo 

O urologista Carlos Frederico Schmitd, diretor Financeiro da Unimed Sul Capixaba, já pratica a separação do lixo seco e úmido em sua rotina há mais de 10 anos, desde quando o condomínio onde mora instalou lixeiras de coleta seletiva.  

“Não é difícil separar o lixo, basta ter bom senso em separar os materiais básicos, como papel, vidros e metais, do lixo úmido. É fácil engajar a família, as crianças são facilmente orientadas quanto a isso e entendem até melhor do que os adultos a necessidade de preservar o meio ambiente”, opina. 

Ele salienta a importância de empresas e instituições se mobilizarem nesta causa. “Quando uma empresa incentiva seus colaboradores dando orientações e informando adequadamente, fica mais fácil o engajamento.  Para além do ambiente de trabalho, as pessoas levam esse espírito de coletividade para dentro de casa. Os exemplos tem que vir do ambiente em que você vive, criando uma cultura positiva capaz de transformar a realidade”, comenta. 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As Mais Destacadas